Pais Natal ou pais natais? – revisited

Sabemos que entrámos definitivamente na época natalícia, quando somos bombardeados por imagens de homens, mulheres e/ou crianças mascarados de vermelho e branco, com ou sem barba, em desfiles, concentrações, tentativas de bater recordes, angariações de fundos,… (tanta falta de imaginação!)

Nesta época, multiplicam-se os pais natais e o erro também. Só à hora do almoço, contei três: o locutor patinava um bocadinho na hora de anunciar mais um desfile de Pais… Natal, aquilo não lhe saía naturalmente; mas a seguir, na hora da Júlia, a própria anunciava com toda a fluência: vamos receber Pais Natal, homens que se vestem de Pai Natal para gáudio das criancinhas!

Na net, os (maus) exemplos abundam:


Mas afinal, diz-se Pais Natal ou pais natais?

Encontrei, no Clube de Jornalistas, esta explicação e fiquei esclarecida:

Natal pode ser nome ou adjectivo. É nome quando se refere ao dia ou à época em que nasceu determinado ser humano: festejo sempre o natal da minha querida mãe, passo o Natal em família. Escreve-se com letra maiúscula quando se refere ao nascimento de Jesus. É adjectivo quando usado para caracterizar um nome: país natal, terra natal. Em ambos os casos, varia em número.

Pai Natal entrou recentemente na nossa língua a partir do francês Père Nöel e designa o original, o S. Nicolau da lenda. Neste caso, grafa-se com maiúscula. Há muita imitações: pessoas que se vestem como o Pai Natal, são os pais natais. Nesta expressão, natal é adjectivo e deve concordar em número com o nome – pais. Escreve-se com minúscula.

O correcto, portanto, é dizer: mais um desfile de pais natais para fazer esquecer a crise.

Este post fui publicado pela primeira vez no Save em 3 de Dezembro de 2007. Republiquei-o porque continua actual. Acabei de ouvir um jornalista, anunciar um desfile de Pais Natal no Porto. Também, na minha escola, estão a organizar um desfile/concurso de pais natais. A colega que elaborou o cartaz veio-me perguntar como se escrevia e eu disse-lhe: pais natais. Fez o cartaz, bem bonito, por sinal, mas o resto do pessoal aponta-lhe o dedo: olha que é Pais Natal. Pode ser que algum deles leia isto…

Artigo anterior
Artigo seguinte
Deixe o seu comentário

20 Comentários

  1. no ciberdúvidas a explicação é idêntica…muito a propósito…

    aqui foi o frio, a chuva muito fria, mais frio, e de manhã estava tudo coberto de neve… agora , lareira acesa e mais nada…
    Bom domingo. Beijos.

  2. Ana

     /  14/12/2008

    Para mim é óbvio que é Pais Natal. O Natal é só um. A época em si. Ninguém diz coelhinhos das Páscoas, pois não?

  3. bell

     /  14/12/2008

    Ninguém diz “coelhinhos das Páscoas” porque está lá uma preposição – de. Sem a preposição, como dirias? Coelhinhos pascais, provavelmente. Irias buscar o adjectivo. ´Tal como em pais natais.

  4. Também se pode ver uma explicação aqui: http://ciberduvidas.sapo.pt/resposta.php?id=10233

  5. bell

     /  14/12/2008

    Obrigada pelo link, Patti. A Renda já se tinha referido ao Ciberdúvidas. A explicação é a mesma, o que só vem reforçar a minha certeza: “Pais Natal” está errado.

  6. É engraçado …na semana passada ia pela rua e disse olha os pais natais , para um dos meus filhos …estava um senhor de idade a passar e emendou-me …pais natal , minha senhora ou quando andou na escola nenhuma professora lhe disse …eu apenas respondi…não , eu ainda ando na escola…fui gozada pelo meu marido …mas parece que eu afinal tinha razão …sou sincera , disse porque me suou mal pais natal , mas não tinha explicação para tal…estás a ver …amanhã o meu belo maridinho vem aqui ler a explicação …hihihihi…

    bj

  7. ainda hoje se discutiu isso cá em casa!
    e eu é que estava certa!! :)

  8. pais natais … sem dúvida… temos que enviar um mail para os jornais e tv… parece…

  9. Danilson

     /  15/12/2008

    Parece que a minha sobriha de 6 anos tinha razão. Agora temos (eu e a minha namorada de 27 e 21 anos, respectivamente) que pedir desculpas à miuda.
    Espero que ela não perca a confiança em nós.
    ehehehehe

  10. restastttttttttt eu amo

  11. restast eu amoo muito♥♥♥♥♥♥♥♥♥

  12. Cláudio Pinto

     /  12/12/2010

    É Pais Natal.

    Os ditos cujos não são os “pais dos nascimentos” mas sim os “pais da época natalícia”…

  13. Cerzaro

     /  15/12/2011

    Natal é adjectivo?!
    Viva a educação deste país! Correcto: PAiS NATAL

  14. Cerzaro,

    Se disser “terra natal” como classifica morfologicamente a palavra natal?

  15. Claro que é!

  16. Moan

     /  19/12/2011

    Tanta barbaridade… Tal como se viu agora mesmo numa reportagem da TVI.

    Assim, aqui vai aquilo que se deve considerar como norma:
    – Pais Natal (forma analisável como palavra composta, embora não haja hífen, em que o nome próprio Natal NÃO É um adjetivo – ver, imediatamente abaixo, bolos-rei)
    – Bolos-rei (palavra composta em que o primeiro substantivo atesta a existência de dois ou mais “bolos do tipo rei”, mas em que o segundo substantivo não atesta a existência de dois ou mais “reis que são bolos”. Logo, e ao contrário do que é comum acontecer quando temos dois substantivos a formar uma palavra composta, temos o segundo como singular na forma composta plural)
    – Filhó/Filhós OU Filhós/Filhoses (são possíveis as duas formas!)

  17. “Natal” pode ser adjectivo (“terra natal”) ou substantivo (“celebrar o Natal”). No caso de “Pai Natal”, parece-me que “Natal” é substantivo, pois não se trata dum pai natalício mas de um pai a quem chamamos Natal. Atente-se no original em Francês. Não sei Francês, mas não me lembro de ouvir “noël” como adjectivo. Corrijam-me se estiver enganado.

    Quanto à questão “Pai Natal” versus “Pais Natais”, costumo dizer “Pais Natais”. Não é preciso “Natal” ser adjectivo para fazer o plural com “Pais”. Digo “couves-flores”, “palavras-chaves”, “cidades-fantasmas”, etc. Digo “Pais Natais” por causa da concordância. Mas admito que este não é um argumento perfeito.

    Talvez argumentando assim: Se eu tiver duas tias ambas chamadas Natália, vou dizer “as minhas tias Natálias”, não “as minhas tias Natália”. Do mesmo modo, como disse ali em cima, “Natal” é o nome daquele paizinho vermelho. (Os brasileiros concordarão mais depressa comigo, pois dizem “Papai Noël”. E aqui é mais evidente que se trata dum nome. Talvez digam “Papais Noël”, não sei, pois como é palavra estrangeira não farão o plural. Mas o plural de “Natal” em Português é claramente “Natais”.) Se aquele senhor se chama Pai Natal, dois senhores como ele chamar-se-ão Pais Natais, tais como as minhas tias Franciscas.

    Quando comecei a escrever este comentário, foi só para dizer que “Natal” também é substantivo. E os comentários pró-“Pais Natal” aqui até estão melhores que os pró-“Pais Natais”. Mas à medida que ia escrevendo, ocorreu-me o argumento das tias e acabei por me convencer a mim próprio que digo bem ao dizer Pais Natais. :-)

    Desculpem o comprimento disto. :) E feliz Natal a todos. Ou feliz Natais a todos! ;-)

    Zwei

  18. Li várias argumentações e algumas parecem superficiais, mesmo vindo de professores. Para mim, o plural é «pais natais», com letra minúscula. Veja-se o argumento do coelho da Páscoa: o plural deverá ser «coelhos de Páscoa». A questão é que ninguém diz Pai de Natal, pois, então, o plural seria «Pais Natal», porque Natal só há um. Já li outro argumento, de um doutor da Língua Portuguesa, que utilizava palavras como «decreto-lei», com plural «decretos-lei». Mais uma vez, utilizam palavras inadequadas, distantes do exemplo em causa. Se virmos 2 crianças mascaradas de Homem Aranha, dizemos que estão ali dois homens aranhas. A questão é mais que simples: a palavra Natal pertence ao nome da personagem, não é a época do ano. Ao contrário dos coelhos maricas brancos, esses são de Páscoa!!!

  19. carolcris@sapo.pt

     /  10/12/2012

    Sendo até mais simplista, o plural de Natal não é Natal! É Natais. Morri a rir com um tipo que foi para o facebook da Porto Editora todo ofendido porque eles têm uma campanha de “Pais Natais” no site da Wook e não se admite uma coisa destas! LOL É muita arrogância achar que sabe escrever melhor que a editora que publica as melhores gramáticas e dicionários portugueses! Um bocadinho de humildade precisa-se!

    É como eu já ter dito por diversas vezes “intervieram” e caíram-me todos em cima porque é “intervirem”. Metam a viola no saco e não se humilhem. Eu quando tenho dúvidas faço uma pesquisa não vá fazer depois figura de ursa.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

